O fim de uma era, o fim do conhecido Vinicius Gericó [blog]


LEIA O TEXTO COMPLETO E ENTENDA

Para que outros ciclos, tão bons como esse que se fecha, tenham a possibilidade de começar, é necessário coragem e determinação para encerrá-lo. Desafios estão sempre presentes, eles são as asas para os longos voos e para as realizações pessoais

EM 2006, no auge da minha adolescência, resolvi criar um blog. O motivo? Queria manter contato com os meus amigos da escola. Um objetivo inicial tão atípico -- perto dos outros blogueiros -- me fez chegar até aqui, 2013, com o sentimento de felicidade, amadurecimento e gratidão. O singular que conquistei nestes anos nunca me deixará, onde quer que eu esteja.

O blog

Tendo passado por diversas transformações, servidores, endereços e layouts, todo o seu conteúdo desde a sua estreia oficial se mantém até hoje. Vocês devem se perguntar o que aconteceu de 2006 para 2008. Neste período, que decidi fechar o blog por completo, me dedicava aos afazeres cotidianos e principalmente aos fotologs, tão característicos da época. Havia também um movimento de crescimento das redes sociais.
Quando retornei, em 2008, me deparei com um ambiente novo. Havia inúmeras possibilidades de criar no antigo servidor que usei, o Blig. Criação em blogs sempre me interessou. A liberdade de poder abordar ou debater qualquer assunto que considere relevante, com o devido respeito e amadurecimento, também. Lembro-me de no primeiro ano, 2008, em que estive com o blog hospedado lá no Blig, ter sido indicado para participar da ‘Seleção do Blig’. Não me lembro bem o que era àquilo, mas lembro de ter ficado feliz com a escolha do meu blog.

O processo de mudança, reflexões e aprendizados

Quando retorno as minhas origens de blogueiro percebo o quão pude crescer e amadurecer, o quão pude aproveitar o que veio até mim. Aqui nestes contos, crônicas, frases, pensamentos e textos livres, estão registrados os meus momentos, sonhos, revoltas e tudo que foi particular ao que vivi e tenho vivido. Este blog sempre foi e sempre será a minha oficina criativa numa dimensão pública-compartilhável. Ao fazer um blog, jamais imaginei um dia ter tantos conteúdos publicados, o carinho e admiração de muitas pessoas. Neste período adquiri um conhecimento de vida imensurável e impagável, não só através do blog. Algo, que arrisco dizer, que me distancia de diversos outros blogueiros e amigos.
Nessa longa estrada, desafios foram inúmeros. O primeiro deles em lidar com as consequências de manter o blog para quem quisesse achá-lo. Confesso que não tive tantos problemas ao ver muitos textos que escrevi com uma recepção tímida. Tudo isso nunca me deixou intimidado -- tanto que estou no quinto ano de postagens -- mas gostava muito quando conseguia trazer ou ser uma chama para debates fervorosos. Sempre gostei de debater ideias, visões e filosofias. De um jeito ou de outro trouxe isso ao blog.
Desafios de como lidar com o spam de outros blogueiros nos comentários, o medo do plágio, as mudanças de servidor e endereço, compõe esta fase em que as descobertas foram tão marcantes. De fato, fui construindo e aprendendo o que é um blog ao longo dos anos. As ideias foram surgindo espontaneamente até chegar o que se tem hoje.
Se eu disser a todos vocês que me sinto 100% um blogueiro estarei mentindo. Não me sinto dentro do padrão do que é um blogueiro, nunca consigo me ver em qualquer padrão, talvez isso seja bom. Meus textos fogem de muitos padrões, não só na temática, como no tamanho e linguagem. Por tudo isso, considero as pessoas que me acharam por acaso tão especiais. Guardo um carinho e um relacionamento sem tamanho.

O futuro

No ano recheado de fatos como foi o de 2012, através de um longo processo de introspecção, andei pensando e avaliando muito sobre o blog. Resolvi finalizar este ciclo no qual fui tão feliz e que cresci tanto. Como numa espécie de retrospectiva nostálgica reavaliei todo o meu conteúdo e resolvi tomar algumas decisões. Assim, a era Vinicius Gericó [blog] que vocês tanto conhecem  -- repleta de mistério, para alguns -- chega ao fim. O que vai vir pela frente são novas possibilidades de potencializar o que foi despertado e amadurecido ao longo destes anos. O que há de bom, se tornará melhor. O que há de ruim, se converte em aprendizado e experiência.
Assim sendo, nos próximos dias ou semanas, podem esperar mudanças aqui neste espaço, onde funcionou por quase seis anos o Vinicius Gericó [blog] -- que vocês tanto conheceram ou tentaram conhecer. Aproveitem para matar as saudades dos textos antigos. É um novo ciclo que vem por aí, que espero poder alcançar cada vez mais o crescimento e amadurecimento. 
Para um adolescente, que em 2006 mal sabia o que seguir, escrever e publicar num blog, considero a estrada que trilhei um triunfo. Considero as pessoas que conheci como especiais. Tive um tanto de sorte, quanto um tanto de azar. Mas tudo bem. Se um destes extremos fosse em excesso, não faria sentido viver.

Deixo um abraço, repleto de agradecimentos e carinho, por tudo até aqui. 
Espero que todos vocês possam acompanhar esta nova fase que vem por aí.

Sem mais delongas, até breve.
Vinicius Gericó



Comentários

  1. O até breve foi fundamental para eu minimizar as palavras e ainda continuar feliz. Cara, sempre gostei dos textos que li aqui, claro que não foram todos mas sei que não se igualam a nenhum outro blog por aí e acredite, a forma como escreve e como transmite o pensamento é importante pra mim. Não se iguala ao que escrevo, complementa o pensamento e por vezes cria novos pensamentos.
    Espero que o modelo de blog mude caso necessário mas espero também que NÃO exclua os artigos antigos, por vários motivos, mas destaco a indexação que ele já tem no Google e também toda a história que há neles, em cada um deles.
    Abraço e no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafa,

      Sempre presente aqui no blog. Fico muito feliz com essa relação estabelecida com os textos. Esse tipo de relação só me deixa feliz e motivado a continuar.
      Pode deixar que nada construido até aqui será desfeito.

      Abraço!

      Excluir
  2. Não tive mta experiência com o blog, mais confesso que li algums coisas, e gstei, inclusive compartilhei em meu facebook,rsrs, mesmo qe mta das vezes vc me brigava pq nao o creditava..rsrsrsrs.. mais enfim, tenho grande carinho e admiração por você, sempre foste modelo e inspiração (meio meloso eu sei. kkk,mas eh verdade), enfim, saber q posso o chamar de amigo e poder compartilhar contigo grande parte da minha vida , o q acho q até demais, me fez acreditar e ver/perceber q existem pessoas maravilhosas, especiais, sinceras e verdadeiras ainda no mundo atual.. Desejo a vc toda sorte do mundo em todas e quaisquer empreitadas que você se colocar.. sei e tenho a total certeza que sempre , no final, terá algo extremamente brilhante e maravilhoso! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo carinho, Jardson!

      Fico muito feliz com qualquer contribuição que possa ter agregado a sua vida. O aprendizado é algo contínuo, todo mundo aprende com o outro. (Se formos espertos, claro).

      Sorte para você também!

      Abraço!

      Excluir
  3. Oi Vinicius
    Espero que vc não abandone a blogosfera, sempre disse que vc escreve muito bem! Estarei aguardando as mudanças!
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lu,

      Pode deixar que eu não abandonarei a blogosfera. Fico muito feliz com esse carinho.

      Até mais

      :***

      Excluir
  4. Oi Vin,


    Tudo bem? Você tem um talento impar, então não pode abandonar a blogosfera. Aguardo as mudanças!

    Beijos de sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho e apoio Lu!

      Logo mais as mudanças estarão no ar!

      :***

      Excluir

Postar um comentário

Bem-vind@ a Ótica Cotidiana!
Obrigado pela visita e leitura do texto.


Participe deixando a sua opinião, comentário ou questionamento sobre o texto.

NOTAS :

- Não serão tolerados qualquer mensagem contendo conteúdo ofensivo ou de spam.
- Os comentários são de plena responsabilidade dos seus autores, ainda que moderados pela administração do site.
- Os comentários não representam a opinião do autor ou do site.

EM ALTA...