Casualidades



Capítulo 10

Março de 2014

– Oi, tudo bem?
– Oi, tudo bem?

Durou menos de um segundo. Curioso é que passamos um pelo outro e não soubemos a resposta. Sem interesse algum... Melhor que eu explique: esse foi o diálogo de reencontro com Adam no corredor do escritório que começamos a trabalhar agora em janeiro. Adam não me deu tanta atenção e parecia seguro e bem. Fiquei feliz por ele, porque finalmente pode ter se livrado do que sentia por mim. Eu não sabia que o encontraria aqui e nem que seríamos colegas de trabalho outra vez.

Parece que a vida quer nos dar mais uma oportunidade, então que seja pelo menos para sermos bons amigos. Só tenho minhas dúvidas se ele irá querer isso, já que suas cartas demonstravam frustração e dor ao se relacionar comigo. De certa forma, quando Adam partiu foi um alívio para mim. Ele não me faz falta e nunca foi importante. Tenho que ser sincera: perto me trazia desconforto e longe me traz alívio.

Estamos sentados lado a lado. Adam assiste TV e meche no seu celular para me evitar. Eu desejo quebrar um pouco o gelo.

– Você quer café?
– Não, obrigado – me responde sem olhar para mim.

O que posso fazer agora? Pensativa, saio do seu lado e vou em direção ao café. Aproveito para responder as mensagens que o meu namorado me deixou. Bom fazer isso aqui, para não chegar ao Adam sem querer. Não sei em que pé está o que ele sente por mim. Retorno à recepção e Adam continua da mesma forma que o deixei. Ele sorri e por um momento, quando acho que é para mim, noto que o riso é sobre qualquer coisa que está passando na televisão.

A sua expressão parece mais leve. Consigo ver beleza e serenidade nele. Será que finalmente Adam encontrou alguém? Meu rosto cora de felicidade, quero a sua felicidade. Aproximo-me dele novamente e lhe pergunto sobre as férias e o que tem feito. Antes de me responder, Adam me encara por alguns segundos. Seus olhos parecem me perguntar se estou certa do que estou fazendo. Temo por alguns instantes o que acabei de fazer, mas ele, para minha surpresa, me responde com tranquilidade:

– Minhas férias foram ótimas. Pena que agora tenho que voltar a trabalhar. Fiz tantas coisas legais que não fazia há muito tempo.

Enquanto Adam me responde, percebo a beleza de seus olhos e do seu riso. Ele parece mais leve, sereno. Fico feliz que esteja bem e seguro. Mas ele não se alonga nas respostas e não tenta conversar comigo. Apenas responde as minhas perguntas com poucas palavras, sem entrar em detalhes, e olha que Adam é bem prolixo. Fala muito e dá detalhes surpreendentes sobre qualquer coisa. Observador nato, na época em que saíamos ele sempre trazia algo de alguma experiência que vivemos juntos que eu não vi. Mas agora ele não entra em detalhes, é evasivo e segue em silêncio a maior parte do tempo.

– Tchau – diz Adam.
– Tudo bem. Inclino-me para receber um abraço e abro os braços, mas percebo que ele não o quer, então retorno para cadeira e espero dar o meu horário. Despedimo-nos a distância e ele me deseja sorte na nova vida que virá. Retribuo com um ‘para você também’. E novamente não nos vemos mais.
*Na próxima segunda-feira, o penúltimo capítulo.

 

Acompanhe a história:
Capítulo 1: Emma Thompus
Capítulo 2: O reflexo do espelho de Emma Thompus
Capítulo 3: A consciência de Emma Thompus
Capítulo 4: Um amor cru demais para continuar
Capítulo 5: Sobre os meus planos de superação, Emma
Capítulo 6: O luto que não vivi
Capítulo 7: O luto severo
Capítulo 8: Stalker
Capítulo 9: Despedidas
Capítulo 10: Casualidades
Capítulo 11: Cada segundo é inesperado
Especial: Uma carta para os desencontros
Capítulo 12: Segure firme


  

EM ALTA...