‘Só amo quem me ama’ é a MAIOR besteira que você ouviu na vida


quem vence a disputa de quem é mais bobo por não amar? | foto: oticacotidiana

Todo mundo já viu ou conhece alguém que diz: ‘se a pessoa não me ama, eu é que não vou amá-la’. Se eu entrar agora no feed de qualquer rede com certeza vou encontrar algum post reforçando isso. Mas por que essa é uma das maiores besteiras que você ouviu na vida?

A gente cresce na cultura de que todo amor que a gente dá (ou ousa oferecer a alguém) temos que receber de volta indiscutivelmente. Se a pessoa não corresponde ao que se sente, deve-se imediatamente descartar qualquer sentimento e seguir a vida o mais rápido possível.
Te conheço? Nunca nem te vi. No entanto, o que a gente não entende é que, na realidade, se olhássemos o amor em sua essência pura, jamais nos submeteríamos a essa dinâmica falida ao se aproximar de alguém. Calma que vou explicar, mas prometo que é tudo muito simples: só ame e pronto.

E por que devo amar alguém se nem olham para mim? Pelo sentimento do amor, não está claro? Pode parecer um absurdo pensar assim, porque você está preso (a) a crença de que só se deve amar quem nos ama. Mas amor, em sua completude, é mais que isso.

Quando você se liberta dessa obrigação de só amar alguém que te ama, você começa a entender que nunca lhe faltará amor. Porque se o outro não foi capaz de receber o que você ofereceu de bom grado, significa que você emanou para fora esse sentimento e, inevitavelmente, surgirá alguém que receba ele e lhe dê muito mais do que imaginava.

Não espere nada das pessoas, elas são livres para sentir o que elas conseguem sentir
. Ah, então você está dizendo que devo amar qualquer pessoa, sem que ela nem olhe para minha cara? Não confunda amar sem temer o que o outro tem para dividir com não se valorizar. São coisas bastante diferentes.

O ponto que quero que fique na sua cabeça é: não precisa de regras duras, pragmatismo e competição quando se fala de amor. E, o mais importante: você nunca será menor que alguém só por ter amado. Só não force a barra com esse sentimento (isso sim é não se valorizar). Se você – nessa crença de que precisa ser correspondido a todo custo para continuar amando – fizer de tudo a ponto de se esvaziar e anular, definitivamente, o que está nutrindo é tudo menos amor.

Ok, então como se ama da forma que você acredita fazer sentido?
Simples, só ama, repito, e para de ser doida.

Primeiramente, entender de uma vez por todas que o outro não existe só para corresponder a nossa expectativa emocional. O outro é um universo, cheio de sentimentos e instabilidades como você. A relação tem de ser de igual para igual. Amar, então, é entender a totalidade e nuances desse livre arbítrio que o outro tem e é.

Agora, você já parou para pensar que você pode ser a primeira experiência de amor e afeto sincero
lê-se, amar sem esperar nada em troca – que essa pessoa teve na vida até então? Ainda que não seja correspondido, olha o que você terá deixado para sempre dentro dela. Você será lembrado pelo amor que foi capaz de dar sem esperar receber de volta. Isso é algo muito nobre e aquém de muitas crenças de amor que você aprendeu a identificar ou cultivar. Parece ultrajante ler algo assim nessa sociedade que enfiou na nossa cabeça que devemos ganhar mais do que damos sempre, para não se sentir inferior, né

Mas não lhe parece incrível que essa pessoa vá passar a ver a vida com outros olhos, a ponto de se melhorar e se tornar um dia uma versão compatível com a que você é? É por isso que tentar fazer de tudo para um amor ser correspondido, sem que a outra pessoa queira ou esteja pronta, nunca fará sentido.

Meu conselho é simples: só ame. Ame quem ou o quê você quer amar. Se você começa a amar sem pensar no amanhã, no literal e no prático, coisas extraordinárias acontecem. Parece papo de livro autoajuda, eu sei, mas confia que dará certo. Tudo isso porque quanto mais você se acostuma com o amor, mais o amor se acostuma com você e isso é o suficiente para que se torne uma pessoa melhor, que esteja mais aberta ao mundo e às surpresas que a vida quer nos proporcionar. Sinta sem ansiedade e deixe a vida surpreender, porque ela certamente irá. 


EM ALTA...