Sem tempo, irmão!

deu ruim, tá faltando tempo para tudo | foto: pixabay

Se tem algo que realmente reclamamos (e sofremos) por não termos é tempo
– pera, Vinicius, não é por aí. Reclamamos mais por não termos dinheiro e os boletos se multiplicarem. Mas calma, com a falta de dinheiro a gente meio que se acostuma, né? (Alérgicos: contém deboche). A sensação de vida corrida com mil tarefas, ansiedade e poucas horas de sono é a de que falta tempo. Falta para socializar, para iniciar àquela atividade física, a mudança de emprego, de direção e sentido. Em suma, é a maior de nossas desculpas e a que você mais usa, provavelmente, para justificar algo que não quer.

Nesse ensejo de usar a falta de tempo como desculpa, volta e meia nos sentimos desobrigados a prestar atenção nas coisas ditas ou mesmo mudar as que incomodam.
Afinal, quem tem tempo para isso? Se há um livro para ler e ele é grande ‘não dá, sem tempo’. Se você manda um texto maior no WhatsApp, explicando algo para a pessoa, ela lhe responde: ‘ihh, textão. sem tempo, irmão, resume’. No vai e vem das nossas interações será que não acabamos deixando de lado coisas importantes e abrimos espaço, inclusive, para sermos grosseiros com as pessoas, sempre usando essa – que é uma das maiores desculpas usadas neste século – falta de tempo?

LEIA
  TAMBÉM: FAZ DE CONTA QUE ESCUTA OS OUTROS?

E quando você para, meio que sente o desespero por estar parado? Não consegue sequer ver um filme de duas horas, porque a justificativa é de que ele é lento e cansativo? Já parou para pensar se não é a sua vida que anda com muita velocidade e efemeridade e não necessariamente o resto das coisas que você tenta se conectar?
Spoiler: ansiedade. Hoje, no geral, as pessoas sequer conseguem abrir um texto e passar mais de 30 segundos nele por ‘achar grande demais’, sem tempo irmão. Ou um simples vídeo de três minutos é uma eternidade para parar, assistir e entender? Ah, mas a corrente e o meme que chegam no zap não deixam. Sem tempo, irmão!

eita, não tive tempo e me esqueci de responder | foto: pixabay

Se você deseja mudar seu corpo, algo na vida, ou mesmo tomar uma decisão a resposta automática é quase sempre: ‘ah, mas isso vai levar tempo, deixa pra lá...’. E assim adia, limita e põe barreiras. Literalmente empurra com a barriga e leva a vida, mas o que você perde assim? O que você deixa de viver e o que isenta de responsabilidade, quando atribui o desinteresse e cansaço tudo no misto de ‘falta tempo’?

Há algo que talvez não esteja dito nessas entrelinhas de um mundo acelerado, online e conectado: não existe falta de tempo, existe o acúmulo e atenção voltada para coisas que talvez não façam o menor sentido dar atenção, mas você dá porque não percebe o quanto destina tempo do seu dia para ela. Mensure quanto tempo gasta com casa coisa, só por uns dias e veja o que vai encontrar.

Não quero dizer que com isso você deva se tornar alguém mais engessado, sério e chato, muito pelo contrário. Eu mesmo adoro dedicar meu tempo a coisas que gosto. Aliás, esse é o ponto da conversa: destinar o tempo ao que realmente lhe importa. Se é para se exercitar, vá em frente. Para ler um livro ou ver um filme de 2h, vá fundo. Aprender coisas novas ou ver besteirol para distrair, vá sem medo também.
 

com o que gasto meu tempo? | foto: pixabay

Não importa o quê, o que importa é a consciência de que seu tempo, que é valioso e só seu, está sendo usado em algo que realmente faz sentido para si e não é mero produto de uma cultura ansiosa. Nisso, vale também notar a forma com que você justifica e acaba sendo grosseiro com as pessoas, ignorando elas ou respondendo de qualquer jeito algo que talvez precisasse de mais atenção, amor ou conexão. Não dá para justificar a falta de bom senso com a falta de tempo a vida inteira, né?

Quando você iniciar a mudança e otimização (ihh, palavra do vocabulário da produtividade, perdi, volto duas casas?) do próprio tempo, isso é: quando passar a ter prioridade com o que se dá atenção, irá perceber quanta coisa boa cabe em um único dia. E sim, realmente percebo e vivo aquele dilema de que passamos horas demais trabalhando e falta tempo. Mas isso é tema para outro texto. Por enquanto, por favor, fuja do ‘sem tempo, irmão’ para justificar tudo e adiar algo que poderia ter mais importância e sentido para a sua vida!
 

EM ALTA...