Tempos de reformas

Demolir para reconstruir, construir para colher… 

| foto: pixabay

As mudanças batem à sua porta, mesmo quando você acha que nada precisa ser transformado. A sensação, falsa ou não, de equilíbrio anestesia e tira de nós o poder de reação aos incômodos rotineiros. Do que você tem medo de mudar na sua vida e o que você adia por temer o que pode vir?

Às vezes tudo que a gente precisa é de uma reforma da própria vida. Refazer os pilares, mudar radicalmente os ambientes. Estruturar e pensar em algo completamente novo e mais confortável. Como em toda reforma, haverá descobertas e conflitos. Todos eles temporários. Muitas das vezes, o conflito é para que você consiga demolir o que já não serve e reconstruir o novo.

A gente precisa perder o medo de fazer mudanças. De por pontos finais onde a vida pede. A gente tem que se encorajar para seguir em frente, mesmo que, para isso, seja preciso revolucionar tudo que acreditamos. Mesmo que seja preciso abrir mão do que parece indispensável.

Demorou até eu me dar conta de que precisava reformar minha vida inteira. O meu lar em que vivi toda a minha vida agora ameaçava ruir. As nossas relações, por mais sólidas que possam parecer, não quer dizer que são saudáveis. Perceber isso e reformatar ela é um ato ousado, requer desprendimento e muita energia.

Perceber que as relações e o meu entorno não me faziam bem, me adoeciam e me limitavam, me fez perceber nuances de uma vida que nunca vivi. Sentimentos que nunca experimentei, laços que nunca construí. E, por tudo isso, encontrei a coragem. A coragem pra mudar o que precisava ser mudado. Para fechar o que precisava ser fechado. Demolir o que precisava ser demolido. Reconstruir o que era indispensável e construir algo que me coubesse.

Se algum dia você perceber que suas relações e escolhas não dão conta de lhe caber, não tema as reformas. Não tema pegar a marreta e demolir paredes. Ainda que essas paredes tenham anos e anos. Não tema destruir uma coluna, mesmo que ela pareça perfeita. Por dentro, ela pode estar podre e você não é capaz de enxergar além das paredes. Essa é uma ação que só você pode fazer.

Você precisa agir enquanto há tempo. Você precisa escrever sua própria jornada. Você não vai precisar e nem precisa de ninguém para tomar suas próprias decisões. Vá em frente, derrube, remodele, construa! Você é o grande arquiteto, e você saberá de todas as coisas que precisa. Você quem deve criar o espaço que merece caber.

EM ALTA...