Se dói e entristece, é amor?

Não tenho todas as respostas, e nunca terei, mas tenho alguns conselhos...

é um ato de coragem libertar o que parece bom... | foto: pixabay


Amor é mais sobre como a pessoa lhe faz sentir, do que a dor pelo que não se vive e tenta a todo custo viver com ela. Então, entenda que amor não tem a ver com sofrimento, ansiedade ou insegurança, mas de um estado em que o outro é capaz de te elevar. É um ato de coragem deixar ir algo que acreditamos (e temos total convicção) que vá nos fazer feliz.

Se estiver em dúvida se deve ou não deixar algo que acredita ser amor ir, pare e pense: como essa pessoa me faz sentir na maior parte do tempo? Se você sente ansiedade, cansaço por tentar, tristeza, frustração ou algo do tipo, seja por não lhe corresponder ou por não existir conexão o suficiente, é hora de deixar ir embora. Tire esse peso de você. Nossas carências afetivas nos fazem projetar algo no outro que não existe e, por isso mesmo, sofremos acreditando que meros sinais de sentimentos são provas de que existe amor e, por isso mesmo, se deve insistir indefinidamente. É o erro que custa muito sofrimento.

Amor é sobre como a pessoa consegue nos tocar e nos transformar em alguém ainda melhor. Sim, o amor tem esse poder de transformação e qualquer outra coisa que vá de encontro, não parece ser amor. Invista naquilo que seu coração lhe inspira a ser melhor e não no que te faz infeliz pelo que você não consegue viver ou encontrar no outro.

Não importa o quão positivo e com boas intenções sejam os seus sentimentos: se essa pessoa lhe faz mal, se ela não consegue se conectar com você, não existirá esse amor para ser compartilhado e trocado entre dois. 

E aqui um parêntese importante
: se ela não te corresponde, não quer dizer que ela é uma pessoa ruim, muito longe disso. O fazer mal, nesse sentido, tem a ver com a frustração e o peso que você vai carregar tentando fazer acontecer algo que simplesmente não pode existir, dessa interpretação (e esforço) constante que você vai fazer achando que são sinais de amor, quando, na realidade, serão mais uma coisa para te fazer sofrer. Fecha parêntese.

Doloroso, porém necessário, desfazer sentimentos que doem mais do que alegram e que nutrimos a esperança de que eles em algum momento vão se inverter e valerá a pena. Há muitas experiências que parecem amor, mas, na realidade, são expectativas e carências afetivas que personificamos na figura de outra pessoa. Não, não tem como lhe fazer bem e, por mais que não consiga enxergar isso agora, deixe ir. É o ato de coragem que você precisa ter por si e para dar chance para o amor real existir. Um dia você vai se agradecer. 

EM ALTA...