E se você disser não agora?

Estará dito e pronto. Sem sofrimento ou culpa. 

| foto: pixabay

Às vezes na ânsia de agradar tudo e todos, em diferentes ambientes e posições que ocupamos socialmente, abrimos espaço para práticas um tanto abusivas. É um pouco daquela conversa de 'não acostume demais alguém, porque quando não puder, a reação será negativa e totalmente avessa'. Ou ainda, ao acumular funções no trabalho que não são suas, corre o risco de elas se tornarem e quando você se sentir sobrecarregado, poderá não haver compreensão dos seus líderes. Encarar e encontrar os próprios limites é o caminho para viver experiências equilibradas.

Dizer não para relações abusivas e situações que nos oprimem, pode nos ajudar a lidar melhor com as nossas limitações. Ninguém pode tudo o tempo inteiro e não dá para sofrer por algo que não conseguiu entregar. Você pode dizer 'não' e ele pode ter afetividade e respeito, sem precisar ferir ninguém.

Dizer 'não' nada tem a ver com se tornar uma pessoa resistente, pouco aberta para proatividade ou mesmo pouco solicita. É mais uma questão de equilíbrio e para manter viva a saúde mental. Impor limites para situações e relacionamentos, nos conduz a um lugar melhor no mundo e reforça a importância de ter o respeito como mediador de todos os relacionamentos.



EM ALTA...