Quem se esquece de um amor está mentindo…

| foto: pixabay

Você costuma dizer que esqueceu um grande, verdadeiro e intenso amor? Sinto muito lhe informar, mas talvez você esteja se iludindo ou, talvez, sendo um mentiroso.

Uma de nossas maiores ilusões é a de que esquecemos alguém por inteiro. Algo dito quase como uma defesa ao nosso bem-estar. Enfiamos isso em nossas cabeças para se sentir bem e fortes o bastante para afirmar que superou. “Venci! Esqueci quem não está mais comigo”. O que não nos contam é que não existe isso de esquecer alguém que tanto amou ou teve qualquer sentimento. “Ah, mas não lembro mais dela mesmo, então o que acontece?”. Diria que a pessoa amada é apenas ressignificada e o que sente por ela passa a se tornar outra coisa, que já não será tão frequente e fácil de lembrar como antes. A lembrança deixa de ser espontânea e necessária e passa a ser algo banal. Em bom português: você não vai ficar mais louco pela pessoa. No entanto, não lembrar de algo não significa esquecer ou apagar da memória. O nosso subconsciente sabe bem disso.

Não se esquece um amor, não se esquece um relacionamento. É uma grande bobagem achar que vamos entulhar no limbo das nossas memórias quem passou por nós. Nossos relacionamentos nos constroem e não há nenhum problema com os vai e vem entre eles. Não tenha vergonha do que sentiu e como sentiu. Se amou o bastante, tudo bem também. É parte da nossa existência viver o amor, fazer de tudo para esquecer radicalmente é ir de encontro a ela.

No fim, se sai melhor, ou melhor dizendo, quem supera de fato, é quem enfim ressignificou. Quem segue adiante com paz de espírito e amadurecimento para lidar com o próprio passado. Isso não é lá muito fácil, sabemos.

Os amores vão surgir e reaparecer e não serão entulhados e esquecidos. Portanto, esqueça essa bobagem. Pare de se impor e se perdoe. Perdoe o que doeu e não tem controle e siga em frente sem ter vergonha do que sentiu ou entregou para o outro. As nossas entregas serão sempre algo íntimo, não importa fazer de conta que elas não são. Vai incomodar em certa medida, mas é parte do processo.

Não se apaga o que se vive, porque só vivemos uma vez.


EM ALTA...